Para falar do jornal dos dias de hoje, é preciso descrever todos os processos que antecederam sua criação. A comunicação sem dúvida começou pela fala, quando um grupo de humanos primitivos passou a se comunicar por meio de gritos e gestos, dando assim início a uma linguagem, restrita primeiramente a nomes próprios e em seguida com a criação de palavras que nomeavam um grupo de coisas.
Um pouco mais tarde, o homem das cavernas aprendeu outros meios de comunicação; fazendo desenhos que ilustravam a realidade de suas vidas, criou-se então uma forma de gravar suas próprias histórias, possibilitando que gerações futuras pudessem conhecer o que veio antes de sua existência.
Antes da criação da escrita propriamente dita, é necessário citar a invenção da pictografia, um tipo de escrita representado por desenhos que descreviam um relato de acontecimentos. Como tudo evolui, a escrita pictográfica também foi evoluindo, criando ideogramas, sílabas e por fim letras.
Conforme a linguagem foi se transformando, os meios de comunicação também iam se aperfeiçoando, o surgimento do papel substituiu as superfícies de pedra. A partir da escrita, o saber excedeu os limites, a vontade de se comunicar ficou cada vez mais necessária.
Com isso, criou-se um sistema de prensa tipográfica, que possibilitava a produção de livros em grande quantidade, e propiciou o surgimento do jornal, que é uma publicação feita com o intuito de informar, seu conteúdo é atual e variado; não importando assim sua forma de publicação, seja ela escrita, no rádio, ou na televisão.
O jornal nem sempre foi igual, em Minas Gerais, no período de 1958, por exemplo, circulava uma edição de cópias feitas a carbono, com informações locais, que logo se tornou popular entre a população, denominado Jornal do Poste por ser fixado estrategicamente nos pontos mais movimentados da cidade, o informativo passou a ter assinantes, que pagavam para que seus anúncios fossem publicados.
Se analisarmos os informativos encontrados pelos sites hoje em dia, podemos ver que eles são uma versão evoluída do Jornal do Poste, os dois tem em comum a disseminação rápida e de fácil acesso de notícias, que conforme o período do dia podem ser atualizadas, sendo uma fonte também de anunciar mercadorias.
Informação é tudo nos dias de hoje, precisamos nos manter informados, portanto, essa necessidade não é tão atual quanto parece; o homem, a muito tempo necessita informar e ser informado e por isso vem criando cada vez mais maneiras de fazê-lo.
Fonte : Antônio Costella - Do Grito ao Satélite
Nenhum comentário:
Postar um comentário